09

Em tempos de pandemia

Os impactos da pandemia no financiamento coletivo

A crise econômica de 2014-16 aumentou a quantidade de campanhas publicadas no financiamento coletivo, mas reduziu a quantidade e o valor médio dos apoios. Porém, não estamos vivendo apenas uma crise econômica, e sim uma crise humanitária. Por isso, essa atual crise ampliou de forma significativa a quantidade e o volume de contribuições assim, assim como modificou as características das campanhas.
Aumento de 65% da arrecadação no ano, devido ao crescimento de quase 400% da arrecadação campanhas flexíveis relacionadas à pandemia.

Segundo o monitordasdoacoes.org, que monitora as doações acima de R$ 3 mil, foram doados 6,7 bilhões de março/20 a março/21.

Mais de 80% apenas nos 3 primeiros meses da pandemia, feito principalmente por empresas e direcionados à saúde (74%) e à assistência social (20%).

Após o "boom" em abril de 2020, houve uma grande redução de doações apesar do agravamento da crise.

na Benfeitoria

Desde março de 2020, nossos esforços foram concentrados para amplificar os impactos no combate à pandemia. A plataforma foi adaptada para campanhas de emergência e criamos a rede nacional de financiamento às ações de combate à Covid-19, tornando-se a 4ª maior campanha do país em números de doadores: 30 mil.  
Ficando atrás apenas do Ifood (125 mil), Gerando Falcões (46 mil) e Nubank (34 mil) .

* Segundo monitordasdoacoes.org.