Agora que conhecemos as principais categorias, precisamos falar sobre as duas modalidades disponíveis para as campanhas: a dinâmica Tudo ou nada e o modelo Flexivel.
No modelo Tudo ou Nada, como o nome já diz, a campanha precisa alcançar a meta dentro do prazo estipulado. Se isso acontecer, o realizador recebe o valor arrecadado, entrega as recompensas e realiza o projeto. Caso contrário, o dinheiro é devolvido aos apoiadores pela plataforma. Essa foi a modalidade adotada pelas primeiras plataformas de crowdfunding no país em 2011.
Na modalidade flexivel, o realizador do projeto fica com todo o dinheiro levantado na campanha, independentemente de ter alcançado a meta ou não.
No modelo flex, a arrecadação média dos projetos que passam por aqui é de R$ 17.570, 56% acima da média nacional.
Use e abuse das múltiplas metas! Na Benfeitoria, você pode estabelecer mais de uma meta a ser atingida e apresentar o seu projeto da versão mínima à versão ideal: a medida que você atinge um valor, a plataforma atualiza automaticamente para a próxima meta e a campanha continua.
O tudo ou nada só incide na meta mínima, ou seja, depois que você atinge a primeira meta, você já garante todo o valor arrecadado. Dessa forma, você pode diminuir os riscos da sua captação definindo o valor mínimo necessário para colocar o seu projeto na rua, enquanto se planeja para arrecadar o valor ideal.
A taxa de sucesso da dinâmica Tudo ou Nada da Benfeitoria é de 84%. No modelo flex, mais de 26% das campanhas atingem suas metas.
A Benfeitoria é a única plataforma que oferece consultoria para todos os projetos, do rascunho ao sucesso.